Planejando o segundo semestre

ago 3, 2011   //   by amilcar   //   Life Coaching  //  Nenhum Comentário

Assim que o primeiro semestre chega ao fim, começamos a nos dar conta de que o ano está acabando. É aí vemos todas as promessas que fizemos para o ano e não conseguimos cumprir. É preciso correr atrás do que planejamos. Mas o que fazer? Agir! Nada de ficar parado. Invista no seu desenvolvimento e corra atrás do tempo perdido, das coisas que você planejou e não saíram como você queria. Mais do que possível, é primordial ter essa ideia em mente no segundo semestre.

A questão é por onde começar. Se você perdeu prazos, coloque treinamentos ou processos de desenvolvimento mais curtos no lugar. Se não poderá se ausentar tanto do trabalho, negocie com sua família sobre a melhor forma de adequar os campos, sem ter prejuízo. E nunca desista do seu desenvolvimento.

É lógico que suas expectativas profissionais provavelmente querem que você sempre atinja os melhores resultados possíveis. Sem dúvida, é importante superar as expectativas e, em geral, fazemos isto com duas variáveis: tempo e qualidade. Ou fazemos uma tarefa ou projeto, em um tempo menor que o combinado e isto faz com que o desempenho diferenciado seja percebido ou fazemos com mais qualidade, com mais diferencial, agregando mais valor, e isto também é percebido.

Recuperando o tempo perdido

Aproveite o mês de julho e comece com um curso de férias, que muitas universidades e escolas de idiomas oferecem durante esse período. Você também pode se organizar para cursar uma universidade ou uma pós-graduação ou até um MBA, basta planejar e se organizar. Muitos cursos abrem as inscrições e, posteriormente, para matrículas no segundo semestre. Idiomas também sempre é um assunto em alta quando falamos de desenvolvimento, a maior parte das escolas está formando uma turma no seu nível de conhecimento, portanto, não perca tempo. Cursar idiomas tem retorno certo para sua carreira. Nunca deixe de investir em você.

Autoconhecimento e dedicação

O primeiro passo vale para qualquer época do ano: você precisa descobrir o que é importante saber e conhecer na sua área de trabalho e o que é um diferencial. É importante saber distinguir o que é positivo para a empresa onde você trabalha e o que é valorizado neste ambiente e pelo mercado. Se coincidir, melhor. Se não, temos aí um indício de que algo pode ser melhorado, pois o mercado está dando um recado e, se a companhia não está usufruindo, pode ser porque essa informação não está chegando nesse ambiente. Talvez seja a hora de você pensar em fazer um movimento no mercado. Para você, o essencial é conhecer sempre o que há de novo em seu ramo, porque parte do processo de influência para o fortalecimento de sua área de atuação é o conhecimento sobre o que há de novo e o que o mercado pratica e por quê. Seu desempenho pode ser melhorado na aplicação desses conhecimentos ou com a visão de que as coisas podem ser feitas de forma diferente.

Seja mais organizado!

Este é um grande desafio, enfrentado pela maioria das pessoas. Para se organizar melhor, por exemplo, siga as seguintes dicas:

Coloque tempos limites para realização das atividades e projetos;

  • Seja exigente com você, não se dê um prazo enorme, lembre-se de que tempo é importante quando falamos em carreira e desenvolvimento;
  • Faça seu planejamento sempre de trás para frente a partir do momento que você colocou seus prazos finais;
  • Elabore listas semanais de acompanhamento de atividades e leia todos os dias a fim de riscar itens já feitos;
  • Eleja 3 itens da lista para fazer dentro do dia e tente não se boicotar neste planejamento;
  • Mensalmente, faça um balanço do que você conseguiu fazer e o que falta para que dentro do ano você conclua o que planejou;
  • Avalie se todas as atividades dependem mesmo de você, ou se há algo que pode ser delegado.

 

Contato Rápido




Envie um comentário