Amilcar Tupiassu em Manaus

jan 9, 2012   //   by amilcar   //   Notícias  //  2 Comentários

Estive em Manaus nesse último fim de semana para ministrar alguns cursos e palestras sobre Coaching e Programação Neurolinguística. Os temas dos workshops incluíam metas, sucesso, programação neurolinguística e coaching.

Ainda em Manaus, fui convidado a participar de um programa de rádio na Rede Amazônica de Rádio, a Globo das rádios do Amazonas. O resultado você vai poder ouvir logo mais aqui em meu blog, na seção dedicada aos áudios.

Aqui você confere a entrevista que dei ao mais importante jornal do comércio do Amazonas, o Jornal do Comércio, onde ganhei destaque na capa.

Entrevista publicada no dia 06/01/2012:

 

Quem sempre precisa de uma “mãozinha” para levar adiante metas e sonhos de um ano novo não pode perder a palestra gratuita que será proferida hoje pelo professor Amilcar Tupiassu, mestre em Master Trainer em PNL, pós-graduado em Programação Neurolinguística e membro da Sociedade Latino Americana de Coaching. Com o tema “Metas baseadas na Programação Neurolinguística e no Coaching”, Amilcar vai detalhar meios para que as metas possam ser cumpridas com métodos trabalhados através da neurolinguística. A palestra é um start para quem quiser se aprofundar no assunto e participar dos workshops realizados por ele no sábado, domingo e segunda-feira também na capital. Para Amilcar, é preciso treinar o cérebro para a definição das metas traçadas por nós. Utilizar métodos no coaching pode ajudar a melhorar a vida das pessoas e possibilitar o alcance de seus objetivos, definindo, com clareza, o que o indivíduo deseja e sempre relembrando suas metas.

Jornal do Comércio: De que forma o workshop auxiliará nas decisões e ações das pessoas?

Amilcar Tupiassu: Durante o workshop, a pessoa vai aprender metas para cinco anos e conhecer métodos para estimular e como alcançar as metas. A primeira parte do curso é a junção com métodos tradicionais de neurolinguística. Tento ajudar a pessoa a responder as perguntas que se faz para as suas prioridades já traçadas.

 

JC: E quais são esses métodos?

AT: Trabalho com o método “Cartolina dos Sonhos” que são lembretes visuais das suas metas com formas e desenhos. Na administração tem o Plano de Negócios, porém muitos empresários se perdem no plano.

 

JC: O senhor diz que as pessoas se perdem na definição e na execução das metas. Porque isso acontece?

AT: Não temos a educação de definir metas. Muitos clientes chegam até mim e perguntam: ah, eu quero um carro novo, mais dinheiro. Isso não gera a imagem no cérebro. Walt Disney fez isso com o personagem Zé Carioca quando o mesmo pediu R$ 1 milhão e o criador deu um milho de 2m de altura. Quando eu motivo a pessoa a ser específica como: Eu quero 20% de aumento este ano! Eu quero um carro! A pessoa começa a ter energia para alcançar a sua meta. E, com os métodos, os participantes relembram e reforçam essas metas. Ela acaba conseguindo alcançar as metas em menos tempo e mais rápido, pois estará focado. No final do workshop o participante levará uma cartolina na qual ele escreve suas metas importantes para os próximos anos e receberá um guia de como se auto avaliar no caminho da realização das metas.

 

JC: E de qual forma seria feito essa supervisão das metas?

AT: Nós fomos criados com a base de sempre ter alguém para supervisionar nossas prioridades e trabalho. Fomos “deseducados” a ter alguém para nos policiar. A pessoa tem que ser o seu próprio supervisor. Apesar de ter algumas pessoas que trabalham apenas sob pressão, como alguns atletas.

 

JC: O que é o coach?

AT: Alguém que faz uma parceria com você para definir uma meta, com seus próprios recursos para alcançá-la.

 

JC: Como o coach ajuda a alcançar as metas?

AT: O termo coach surgiu dos esportes, do treinador. A diferença é que o nas empresas ou pessoa física não dá ordem, ele apenas faz a pergunta. Imagine um “personal trainner mental” e alguém que te faz perguntas, ele vai te acompanhar e orientar algum aspecto na área profissional, pessoal que não esteja bem. Será uma boa ideia comprar uma agenda e administrar meu tempo em 2012?

Como é a própria pessoa que dá as perguntas, ela mesma se dá o direito de agir e se cobrar. Esse caminho que você está traçando é suficiente para alcançar suas metas? Ou está precisando mudar? O coach vai te conduzindo pelo seu próprio conhecimento, eu não preciso ser especialista na sua área para ser um bom coach. Porque eu sei como funciona a estrutura do seu cérebro e aí te faço as melhores perguntas, você vai ter “insights”. Como as idéias são suas as chances de você colocar em prática são quase 100%. Trabalho com esse processo pelo Brasil todo, pessoalmente e pela internet em parceria com a Sociedade Latino Americana de Coaching.

 

JC: O que é Programação Neurolinguística?

AT: Surgiu na Califórnia no início da década de 70. Inicialmente, na cura de traumas, fobias e doenças. Hoje, é usada por vários ramos de conhecimento humano, pois ela trata da modelagem. A neurolinguística pega um modelo sucesso como jornalista, médico, mãe, comerciante, e verifica como ele obteve esse sucesso e transfere esse conhecimento para uma outra pessoa. Por isso, a neurolinguística é conhecida como a “Ciência do Sucesso”.

Contato Rápido




2 Comments

  • Muito boa materia Professor Amilcar.. o senhor é muito bom.. mesmo. ainda quero fazer um curso com o Senhor..

    Reliy Cezar – Cuiaba-MT

  • Professor muito bom seus pensamentos, mas como fazer que as metas se realizem em uma sociedade moldada na injusta distribuição de rendas onde o simples maior esforço, por mais focado que seja nem sempre é compensado?. Por favor não entenda esse comentário como uma reação contraria ao seu posicionamento, sequer almenos tenho base cientifica ou leituras suficientes neste assunto para discordar, mas compreenda meu questinamento apenas como uma dúvida a ser resolvida.

Envie um comentário